Resenha: Morando Sozinha, por Fran Guarnieri

6.7.15





















Antes de começar a falar sobre o livro vou falar um pouquinho sobre a Fran, dona do blog Morando Sozinha. O blog é cheio de dicas legais, de projetinhos de faça você mesma, receitas e coisas que envolvem o mundo de quem mora sozinha(o). Sabe aquela pessoa super fofa que você já se considera amiga sem mesmo "conhecer pessoalmente"? Então, é essa a sensação que a Fran passa, ela é uma fofa!

Agora falando sobre o livro, eu comprei na pré-venda e esperei 1 mês pra chegar. O livro veio acompanhado por um marcador personalizado e um bloquinho muito fofo com post-it. O livro Morando Sozinha é recheado de dicas interessantes pra quem está saindo da casa (debaixo das asas) dos pais e indo morar sozinha(o). Quem já passou por essa fase, assim como eu, sabe o quanto é complicado e como dá aquele medo quando a hora chega.

Existem coisas que você nem faz ideia que precisa providenciar (e do trabalho que dá) para conseguir alugar um imóvel, e lá no livro a Fran lista alguns desses itens importantes. Além disso, ela te dá um passo a passo bem detalhado que vai desde o momento da mudança até como montar a sua casa do zero.

No livro a Fran conta várias experiências que ela teve desde que foi morar sozinha, como foi dividir apartamento com amigas e depois se mudar para seu próprio apartamento. A leitura é bem divertida, algumas histórias ela contou de maneira mais dramática para dar emoção à situação, ela mesma descreve que exagera em algumas histórias para dar um toque de humor.

Um ponto muito importante que é abordado é sobre finanças. Quando você se torna independente um passo muito difícil para conseguir lidar totalmente com a "vida de adulto" é ter controle sobre o dinheiro que recebe e os gastos, e no livro você encontra dicas úteis de como se organizar financeiramente. Vale a pena adotar algumas ideias!

O último capítulo é sobre solidão, um sentimento que você certamente terá que conviver quando for morar longe da família. Difícil de lidar, mas com o tempo você aprende a conviver. 

É uma leitura que vale a pena, as dicas são todas úteis. O livro é ideal para quem está querendo saber mais sobre como é morar sozinho e como funciona toda essa transição de sair da casa dos pais e se tornar independente. E o mais legal é que se você quiser ler mais sobre o assunto pode encontrar no blog Morando Sozinha.  


You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu quero muito ler o livro da Fran, não pretendo me mudar tão cedo mas isso está na listinha de sonhos á realizar e é sempre bom já ter uma ideia antes de dar esse passo :))
    Adorei a resenha, beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betânia!
      Eu super indico a leitura, vai esclarecer muitas dúvidas antes de você ir morar sozinha. Teria me ajudado muito se eu tivesse lido antes de me mudar.
      Obrigada, beijinhos!

      Excluir
  2. Estava super curiosa pra saber mais sobre esse livro, mas não via a resenha em lugar nenhum! Confesso que perdi um pouquinho o amor que eu tinha pela Fran, mas mesmo assim acho que este livro deve ter mesmo dicas ótimas! Parabéns pela resenha!

    Na Casa de Pandora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu também compartilho desse sentimento? Eu já acompanhei muito mais a Fran antes, acho que alguma coisa mudou na essência do blog dela. O livro é bem legal, é pequeno mas tem dicas úteis!
      Muito obrigada pela visita.
      Beijinhos :)

      Excluir