5 Dicas para entrar na onda do armário cápsula

25.9.16




exemplo armário cápsula
(Imagem: via)


Mais do que uma escolha de estilo de vida, hoje, em meio à crise, o consumo consciente se tornou uma necessidade. Pelo menos para a maioria de nós. Então porque não adotar uma tendência que além de econômica pode facilitar, e muito, a sua rotina? Basicamente, são essas as vantagens do armário cápsula.

A proposta é simples: criar um guarda-roupa compacto para cada estação, com uma média de 30 peças versáteis que se combinam mutuamente. Esse número pode variar, mas o ideal é que não ultrapasse 40 peças, incluindo sapatos, ou a proposta acaba perdendo o foco.

É claro que a mudança deverá ser gradativa e pôr essa ideia em prática pode levar um tempo, afinal, se desapegar do que você já tem e ao mesmo tempo adotar novos hábitos de consumo, exige paciência. Além disso, definir o que pode ou não ser essencial na montagem dos seus looks também não é fácil.

Por isso, separamos 5 dicas que podem te ajudar nesse processo:

1.   Considere o seu estilo de vida
Na hora de escolher as peças leve em conta as principais atividades do seu dia-a-dia e tudo que está agendado para os próximos meses, incluindo eventos, trabalho, e até o que você vai precisar vestir em casa.

2.   Escolha de cores
Selecione os tons principais que guiarão sua composição. Aquelas que servirão de base e também as que serão usadas como sobreposição. Leve em consideração as cores da estação e as que irão combinar com seus acessórios.

3.   Defina seu estilo
Adotar um estilo minimalista pode se tornar impossível se você ainda não sabe qual é o seu estilo de vestir por uma simples questão: Como definir o essencial se você nem sabe do que gosta?
Observe o que você mais tem no armário e seus hábitos de compra. Isso vai te dar uma boa noção se você é mais boho, mais clássica, mais gótica suave...
Se você precisar comprar algo para compor seu armário, escolha lojas que se encaixem ao seu estilo e orçamento.

4.   Peças necessárias
Coloque no papel tudo o que você vai precisar. O que você já tem e o que precisa comprar, mas não se desespere! Isso não inclui acessórios, pijamas, nem roupas íntimas. Se você precisar comprar algo para compor seu armário, escolha lojas que se encaixem ao seu estilo e orçamento.


5.   Looks principais
Sabe aquela blusinha que você achou linda, mas nunca pôde usar porque simplesmente não combina com nada que você tem? Pois é, ela não pode estar no seu armário cápsula de jeito nenhum! Pense nos looks que você adora usar, aqueles que sempre te salvam quando você não sabe o que vestir. Eles serão a alma do seu novo guarda-roupa.


(Imagem:via)

Pequenas mudanças como essa podem simplificar sua vida e tornar sua relação com a moda e o consumo muito mais fluídas. Lembre-se: o capitalismo incentiva o consumo, mas a escolha de sermos consumistas ou não, é nossa.

Para se inspirar, dá uma conferida no exemplo super bacana do blog Teoria criativa.

E aí, se animou com a ideia?




Texto de Daiane Brites


You Might Also Like

21 comentários

  1. Eu acho maravilhosa a ideia de armário capsula, porém não tenho condições mentais para aderir a algum, já que tenho um apego gigante por roupas - e simplesmente ficaria muito triste em me desapegar de algo assim. Eu faço uma geral no meu armário mensalmente, posso dizer que não sou acumuladora mais deixar só 30 peças seria extremo demais no meu caso :(
    Adorei também o post que você indicou aqui, da Teoria Criativa... ela arrasa no estilo básico/confortável e moderno.
    Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa proposta é ideal em tempos de crise...a vontade de ter um milhão de peças e roupas novas está sendo substituída aos poucos pelo consumo consciente. Eu gosto muito dessa ideia das combinações, vale a pena!
    Excelente post

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  3. PS.: O blog de vcs é uma graça, já estou seguindo :*

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia, mas não sei se aderia não! hahaha É difícil se desapegar das nossas coisas, porém, se eu me mudasse faria um closet desse! Até por que é tão fofinhooooooo. Amei a ideia do post e as dicas. ps: O blog é lindoooo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei... nunca tinha ouvido falar em armário cápsula... muito legal. Mas acho um pouco difícil ter coragem de aderir essa moda kkk

    ResponderExcluir
  6. Adorei... nunca tinha ouvido falar em armário cápsula... muito legal. Mas acho um pouco difícil ter coragem de aderir essa moda kkk

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Sempre quis adotar essa ideia, mas confesso que ainda não compreendi muito bem rs Preciso ler mais e organizar algumas peças aqui em casa. A principal dificuldade é definir meu estilo, pois gosto de usar peças bem diferentes rs Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da ideia agente não precisa sair comprando tudo o que sai para andar arrumada e bonita, só precisamos saber usar o que já tem.Mais eu não conseguiria ter esse estilo de vida como padrão eu mudo muito mais só compro uma roupa nova se realmente eu estiver precisando.Mais acho que muita loja quebraria se todas as mulheres adotassem o estilo de vida.

    ResponderExcluir
  9. Nunca fui compradora compulsiva, na verdade nunca fui nem de comprar nada pra mim, mas também nunca soube usar o que tenho direito HAHAHHAHA , adorei esse estilo de vida e nos tempos atuais acho que seria o ideal .

    ResponderExcluir
  10. Eu estou tentando levar o estilo minimalista, e está me fazendo muito bem, e estou montando um armario capsula, as dicas foram ótimas! Beijos linda. Adorei a postagem, ótima para todos. Beijos

    www.mundodefany.com.br

    ResponderExcluir
  11. Meu armário é aberto, então preciso realmente deixar só as peças mais funcionais e mais bonitas de fora. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a ideia do armário capsula!
    Não sou tão apegada a roupas (prefiro livros), então seria ótimo hahaha

    ResponderExcluir
  13. Eu queria MUITO conseguir desapegar das roupas e fazer um armário capsula! Adorei seu post, me deu uma vontadezinha de tentar arriscar. Será que dá certo? Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas! O problema vai ser colocar em pratica.kkkk

    ResponderExcluir
  15. Acho a ideia incrivel!! Com certeza faria se morasse sozinha, sou bem basicona então seria fácil montar. Que mais pessoas possam aderir a moda consciente e sustentável. Economizar ta na moda.

    http://publicandoblog.wixsite.com/publicando

    ResponderExcluir
  16. Amei a ideia! Vou até tentar aderir <3
    E amei o blog!
    Beijos,

    Blog da Káh

    ResponderExcluir
  17. A ideia é ótima! Só não vou aderir (ainda) pois não tenho maturidade suficiente para tanto rsrs Mas algo que me ajuda bastante na hora de comprar novas roupas é o seguinte >>> Só compre se combinar com no mínimo 5 peças de roupas que você já tenha =D

    Tem funcionado comigo e reduzi as compras bastante \o/ Antes eu comprava demais e agora passo de meses sem comprar nadica de roupa.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  18. que ideia fantástica!
    adorei! ♥
    eu demoraria bastante para me adaptar, mas quem sabe um dia eu adote sim esse estilo! *-*
    beeeijos

    ResponderExcluir
  19. Eu acho lindo quem tem, mas não daria certo pra mim.
    Imagina uma pessoa desorganizada e que vive se atrasando, sou eu. O resultado disso daria em um completo desastre kkkkkkkkkkkkk...

    Um beijo!
    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
  20. Eu venho tentando aderir a essa onda pois acho ela benéfica em vários sentidos. Econômica, ecologicamente e até socialmente, pois incentiva a doar os nossos excessos.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Amei teu post, depois de ler posts como estes eu percebi que meu armário contém coisas que podem ser doadas, pois estão em bom estado e nem uso. O armário cápsula ajuda muito a nos conhecermos melhor tbm
    Charme-se

    ResponderExcluir