Terminei a faculdade, e agora?? NÃO FAÇO IDEIA!

19.9.16

(Imagem: via)
Se  você já se perguntou o que será depois da faculdade, certamente já ouviu: “faça uma especialização, mantenha os contatos, continue puxando o saco dos seus professores...”, e acha que sabe o que está por vir. Mas não! Acredite. Esse não é um post de dicas e você não faz ideia do que virá.

Entrar para a universidade te faz entrar em um universo paralelo, sedimentado por construções ideológicas que surgem de experiências que nenhum outro grupo social poderia lhe proporcionar. Você pode trocar de cidade, abandonar a casa dos pais, fingir que é independente e até reconstruir sua personalidade.

Você nunca se sentirá tão livre, nunca estará tão disposto a qualquer coisa, nem terá tantos amigos. As festas são intermináveis, assim como as provas, os trabalhos e as discussões. Se você trabalha terá que enfrentar o cansaço, o sono, a correria.

 A pressão intelectual e emocional é enorme, mas não importa, porque todo o sacrifício é compartilhado com aqueles que estão no mesmo barco que você. O temido TCC chega, você sofre, problematiza, surta, e quando finalmente termina, respira aliviado, afinal, era só o que faltava para finalmente alcançar seu tão sonhado diploma.

O problema é que depois de botar a mão no bendito canudo de veludo, você descobre que era só um pedaço de papel com o seu nome, e que nada mais será como antes. Será pior. Correu, correu e quando chegou na esquina não sabia mais para que lado virar e nem poderia voltar para trás.

De repente percebe que terá que voltar para casa dos pais, seus amigos irão um para cada lado, a sua rotina simplesmente acabou e no lugar ficaram intermináveis dias vazios e não era isso que você esperava.

Você esperava se mudar para aquela cidade maravilhosa, onde você conseguiria aquele emprego desafiador dos sonhos e mostraria todo o seu potencial. Você esperava fazer novos amigos, que amariam seus antigos amigos quando todos se reunissem no verão, naquela viagem que você pagaria com seu fabuloso salário. Você esperava escolher entre fazer mestrado ou especialização, porque é claro que você passaria no que escolhesse e poderia bancar qualquer um deles, quem sabe até no exterior!

Mas alguns meses se passaram e nada aconteceu. Você começa a mudar seus planos, mas ainda assim nada acontece, até que tudo o que resta para sua mente desocupada e frustrada é fazer mais planos. As perspectivas antes tão promissoras, agora parecem desesperadoras.

A culpa não é do seu diploma, não é da sua falta de experiência e nem da crise. A culpa dessa sua ansiedade frustrada é da sua patética ilusão alimentada pela falsa convicção de que depois da faculdade tudo seria fácil, simplesmente porque sair dela foi difícil. A culpa é dessa sua insistente mania de achar que a vida pode seguir um roteiro e que toda soma terá o resultado previsto, mas adivinha? Não terá!

Mas então, o que fazer quando se termina a faculdade? Eu realmente não faço ideia! E a não ser que você tenha nascido com a alma emoldurada por dólares ou uma inteligência rara, você também não terá tão cedo. Só nos resta acreditar que eventualmente um daqueles tantos planos que você fez dará certo, e aceitar que as desilusões serão constantes, mas perceber que o que importa é nossa habilidade de seguir em frente e nos encontrarmos mesmo em um calendário todo bagunçado.

E você, já encontrou seu caminho ou ainda está nessa busca? Deixe o seu comentário e nos inspire também!
Texto de Daiane Brites

You Might Also Like

22 comentários

  1. Que texto lindo, realmente as vezes lutamos por algum ideal seja ele faculdade ou qualquer outra coisa e idealizamos que será de tal forma, mas depois nos decepcionamos por não ser o esperado.
    Beijos, Anny.
    www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anny!É bem por aí, acho que o problema é esperar demais.

      Excluir
  2. TEXTO TAPA NA CARA/UTILIDADE PUBLICA!
    Nós temos que quebrar esse castelinho disney mesmo sabe? Entrar de cabeça nas coisas mas sabendo que nem tudo é como sonhamos. Sou totalmente a favor disso, SÉRIO! Amei!
    http://chocowhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA só pelo tom do teu comentário, vi que temos muito em comum Graziella. Valeu a compreensão!

      Excluir
  3. EITA! Que texto! Acabei de entrar na faculdade, e os planos pra depois que ela acabar realmente não param. É uma delícia a vida universitária, apesar de todos os perrengues, mas de fato, nossa vida não segue um roteiro. Aproveitar o tempo que terei nessa experiência já é ótimo, o resto vem o tempo. Lindo seu texto, sério, parabéns!

    http://publicandoblog.wixsite.com/publicando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Giovanna!A época da faculdade é mesmo maravilhosa! Espero que seja uma fase tão boa pra ti quanto foi pra mim, mas que o teu depois seja mais fácil...

      Excluir
  4. Existe os perrenguens sim... as dificuldades de engressar no mercado de trabalho... Mas é gratificante saber que você conseguiu chegar até o final é completar sua faculdade! Se sentir perdido é normal... Pois agora vc começa uma nova etapa! Muito sucesso

    ResponderExcluir
  5. Existe os perrenguens sim... as dificuldades de engressar no mercado de trabalho... Mas é gratificante saber que você conseguiu chegar até o final é completar sua faculdade! Se sentir perdido é normal... Pois agora vc começa uma nova etapa! Muito sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bia, as palavras de quem já passou por isso e se achou é o que me consola. Obrigado!

      Excluir
  6. A vida é assim mesmo. Vc se especializa a fundo. Espera logo conseguir a vida almejada. Mas não é assim. Tudo tem um tempo certo, mas não será essa maravilha de uma cena de filme hollywoodiano. Será melhor, ao seu modo.
    Beijos.

    www.brilhamiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto e verdadeiro. Estou no primeiro ano da faculdade e fico fazendo planos intermináveis, o problema vai ser coloca-los todos em praticas. Basicamente devera acontece o que você disse em seu texto. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Espero, sinceramente, que pra ti seja mais fácil.

      Excluir
  8. Que texto lindo eu termino a faculdade no final do ano que vem no meu caso eu já trabalho na área eu faço contabilidade e só resolvi fazer esse curso depois de 3 anos trabalhando na área,quando eu terminar eu pretendo montar um escritório ou estudar para um concurso.Mais o que vem depois sempre dar medo porque são tantas cobrança,mais acreditar que dias melhores virão já é o começo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lia! Acho que tu foi mais madura do que eu. Conheceu a área antes e foi sabendo o que te esperava. Teus planos me parecem bem lúcidos e a experiência sempre ajuda. Sucesso!

      Excluir
  9. Oie, tudo bem? Acredito que sou um pouquinho diferente de você. Eu já quero fazer milhares de cursos, viajar, investir mais ainda na minha vida profissional e ter meu nome conhecido no mercado...ufa, acho que é isso haha É tudo questão de colocar metas no papel, ai depois só iniciar o trajeto. Espero que encontre seu caminho. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica! Espero que depois que tu te formar de tudo certo e que teu trajeto seja mais linear que o meu.

      Excluir
  10. Adorei! Amo textos que falam bem a realidade. Entrei esse ano na faculdade mas sei que a vida não é moleza e nao vai ser após formada haha

    ResponderExcluir
  11. AHHHHHH! Adorei seu post! Realmente é muito complicado essa parte, mas é só levar a vida como o Zeca! hahaha!
    Abraços! :D

    www.somenteonecessario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA! Valeu! Vou tentar adotar esse teu deboismo!

      Excluir
  12. Verdade, tem muita gente iludida nessa história. Eu sempre tive pé no chão quanto a isso, quero me formar para conseguir um emprego na área que gosto, Porém não acho que só porque tenho um diploma vou ganhar milhões ou até mesmo não ter mais dificuldade, acho que vou ganhar pouco (até pq é o início de minha caminhada) e ser cobrada o dobro, pq agora eu estudei para aquilo é impossível eu não saber ou não conseguir resolver um possível problema futuro.
    Amei o texto é algo que muitas pessoas precisam ouvir ou ler.

    ResponderExcluir